Em parceria com a ONG UMA nas Ruas, fizemos uma campanha de compra e doação de absorventes para atender mulheres do morro da Coruja, em São Paulo. Junto com as doações, fizemos uma manhã de educação menstrual levando informações sobre corpo, ciclo menstrual – uma conversa para compartilharmos experiências e tirarmos dúvidas, incentivando cada vez mais autoconhecimento, empoderamento e autonomia.
www.umanasruas.com.br
@umanasruas
Nossa parceria com o Projeto Palco de São Paulo foi muito especial. Pudemos participar e levar o assunto da dignidade menstrual para uma turma de iniciação teatral, conduzida pela professora Vanessa Petroncari. Além de doar os absorventes pudemos levar educação menstrual e estes encontros desencadearam numa peça de teatro elaborada nas aulas seguintes e apresentadas ao final do ano. Incrível!
www.projetopalco.com.br
@projetopalco
Nossa conexão com a Associação Laura dos Santos vai além da admiração pelo trabalho da organização. Temos muito orgulho em realizar parte da nossa produção de absorventes pelas Costureiras do Frei, grupo de mulheres que participam da oficina de costura sob condução da querida Bianca Pacheco. Cada vez mais nos aproximamos deste grupo levando informações sobre menstruação, sobre menopausa e nutrindo essa roda de compartilhamento de experiências entre elas. Muito potente!
@associacaolauradossantos
Em parceria com a Arval, do grupo BNP Paribas, levamos absorventes e uma roda de conversa sobre menstruação para mulheres atendidas pelo Centro de Defesa e de Convivência da Mulher no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
A 1a escola Lixo Zero do Brasil, de São José/SC, abriu as portas para a re.ciclos compartilhar informações sobre sustentabilidade e dignidade menstrual. Foram conversas interessantes, trocas de experiências e aprendizados de todos os lados. Nosso agradecimento à prof Fabiana Nogueira, responsável pela implantação do projeto Lixo Zero na Escola que nos permitiu conhecer mais sobre este processo. Este é só o começo da nossa parceria!
Em Pirassununga/SP, realizamos no Lar André Luiz, na escola de contraturno, uma roda de educação menstrual para meninas onde falamos do corpo, ciclo menstrual, menarca e pobreza menstrual.
Registros de uma uma roda de conversa muito linda com mulheres do Morro do Mosquito, em Florianópolis – SC.
Levamos kits de absorventes re.ciclos e junto com eles, informação sobre ciclo menstrual, corpo feminino, etc.
Nosso intuito, quando falamos de educação, é duplo: dar absorventes para que ninguém falte à escola/trabalho por conta da menstruação e também criar ambientes de troca de experiência, de escuta, espaço para tirar dúvidas. E o papo acaba sendo tão legal que a gente nem vê o tempo passar.
Estamos radiantes pela parceria com a Plan International Brasil (@planbrasil), ONG internacional com mais de 80 anos de história, que tem foco na promoção da igualdade de gênero.
Nosso primeiro encontro foi realizado em maio/21, com a Roda de Conversa re.ciclos para 46 participantes do projeto Rede Meninas Líderes de São Paulo e do Maranhão.
Nossa querida parceira, a ginecologista e obstetra @dra.ekaterini, levou muita informação e tirou dúvidas dessa turma incrível que fez com que esse evento se tornasse mais especial ainda.
Alguns dias após nosso encontro, as participantes receberam doações de kits de absorventes re.ciclos.
(…) em São Paulo, nossa parceria com a re.ciclos vai permitir realizar ciclos de formação e a doação de absorventes reutilizáveis para meninas (…)
www.plan.org.br
@planbrasil
Para o trabalho de conclusão de curso da Formação em Impacto Social no Instituto Amani (@amaniinst) – onde três de nós nos conhecemos – nosso grupo escolheu organizar uma oficina para que mulheres em situação de vulnerabilidade pudessem aprender a fazer seus próprios absorventes.
Buscamos uma parceria com a galera dos Recicleiros (@recicleiros) que desenvolve projetos para implementação de coleta seletiva inteligente de lixo Brasil afora. E essa turma, gentilmente, abraçou o projeto e nos apresentou a algumas cooperativas – onde 70% das cooperadas são mulheres – para podermos expor nossa ideia e tentar colocá-la em prática. Deu certo!
@recicla_navirai foi um presente. Foi emocionante ver o empoderamento daquelas mulheres, as conversas que surgiram, a conexão que apareceu (ainda que em ambiente virtual). E apareceu também um sinal de que aquilo era, de fato, possibilitar acesso.
@recicla_navirai
Através do movimento Libera Cups (@liberacups), fizemos doações para meninas e mulheres do Projeto Amar, em Natal/RN.
@amarprojeto